Novas gerações já nascem digitalizadas e isso é um fato, mas embora pareçam saber tudo, elas são particularmente vulneráveis aos perigos da internet e pouco se fala sobre isso. A dúvida que permeia todos é como fazer isso de maneira fácil, divertida e que de fato absorvam o conteúdo?
Assim como para os não nascidos na era digital, a internet é uma nova tecnologia e é natural a curiosidade em conhecer profundamente tudo que ela pode oferecer, mas é aí que os riscos aparecem, já que a atenção está em como a tela reage à ação e não nas consequências que ela pode causar.
A ideia de conscientizar as novas gerações não assustá-los ou causar ansiedade sempre que navegarem e sim em como essa tecnologia, que os acompanhará durante toda a vida, é importante entenderem e saberem percorrer um caminho digital seguro.
Dia 8 de fevereiro é comemorado o dia mundial da internet mais segura e levando em consideração as novas gerações, nossa parceira Fortinet criou o guia “Cyber Safe: Dicas de uma cachorrinha para segurança na Internet”, um guia lúdico e divertido para garantir que crianças entendam o que é o mundo digital ao se juntarem às personagens Lacey e Gabbi em uma aventura cibersegura, aprendendo como se comportar e se manter seguro on-line.
O material está em português e o download pode ser feito de forma gratuita aqui.
Sobre as autoras do guia
Renee Tarun é uma mãe com mais de 20 anos de experiência em segurança cibernética. Além disso, é a vice Chief Information Security Officer (CISO) na Fortinet e antes disso, trabalhou na Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.
Susan Burg é professora certificada pelo Conselho Nacional dos EUA com 24 anos de experiência em ensino.