[Guia de bolso] VPN: Implementação Inteligente

2020 ficou marcado pela mudança no modo de trabalho para o remoto. O maior desafio que as equipes de TI enfrentaram foi o de garantir conectividade ao ambiente corporativo através de VPNs.

Transformar o home office em home enterprise hoje é uma necessidade latente.

 
A falta de uma solução de VPN pode trazer grandes problemas, como por exemplo:

  • Vazamento de informações
  • Baixa produtividade dos colaboradores
  • Problema de acesso a ambientes críticos
  • Impacto negativo no nome das empresas (seja por vazamento de dados, ou por baixa qualidade na prestação dos serviços)

 

Criamos um guia rápido para as equipes com alguns pontos chaves na escolha da plataforma de VPN, levando-se em conta software, hardware e processos.

 

Criptografia de ponta
Todo o tráfego precisa ser criptografado para impedir que terceiros não tenham acesso a ele na Internet.

 

Autenticação
Garantir que apenas pessoas autorizadas possam se conectar a VPN. Neste quesito, a recomendação é utilizar uma solução de autenticação de dois fatores, ou seja, além da senha, utilizar um segundo método (como por exemplo a utilização de tokens).

 

Validação de equipamentos nas pontas
Quanto ligamos a rede da empresa até o dispositivo pessoal, precisamos garantir que esse dispositivo apresente requisitos mínimos de conformidade com o ambiente da empresa, por exemplo, antivírus atualizado, atualizações críticas aplicadas, etc.

 

Alta disponibilidade
A alta criticidade das comunicações gera a necessidade de soluções de VPN com alta disponibilidade. As funções do concentrador precisam estar preservadas e uma análise do tipo de redundância é fundamental e diferente para cada ambiente.

 

Conectividade
A qualidade, estabilidade e performance da VPN está diretamente ligada as operadoras que entregam Internet para as pontas (concentrador e usuários finais). Principalmente no Brasil, que possui uma diversidade de regiões enorme, uma análise da melhor combinação de provedores é fundamental para garantir uma experiência de uso que o negócio requer.

 

Capacidade
A escolha de software e hardware para as soluções de VPN devem impactar diretamente na capacidade de uso do ambiente. O mapeamento correto dos modelos de equipamentos é fundamental para não gerar problemas de performance ou investimento acima do necessário.

 

Monitoração
Assim que implementado, o ambiente precisa ser monitorado. Essa monitoração visa garantir o pleno funcionamento da solução, identificar e prever gargalos e minimizar riscos de vazamento de informações. Os provedores de Internet também precisam ser monitorados para garantir sua conectividade entre as pontas. Além da monitoração do ambiente tecnológico, também é possível monitorar a produtividade de cada indivíduo, não só através do tempo de conexão, mas também pela atividade final de cada um.

 

Operação
Uma operação precisa atender de forma rápida e precisa as demandas de novas requisições, bem como resolver incidentes com a plataforma no menor tempo possível. A operação precisa estar finamente alinhada com o processo de monitoração.

 

Uma escolha adequada da solução de VPN, todos esse pontos precisam ser levados em consideração durante um processo de engenharia, desenho e operação do ambiente. Mais do que garantir a conectividade remota, as organizações precisam garantir a continuidade do negócio, levando-se em conta a força de trabalho remota e impactos de vazamentos de dados que poderão ocasionar dano a imagem da marca. 


[yt_buttons  type=”link” style=”soft” link=”https://www.pinpoint.com.br/downloads/Conteudos-blog/ARQUIVO-Guia-Pinpoint-VPN-implementacao-inteligente.pdf?utm_source=blog&utm_medium=display&utm_campaign=guia-bolso-vpn-inteligente” id=”download-guia-vpn” target=”_blank” color=”#FFFFFF” background=”#70A83B” icon=”” icon_position=”left” subtitle=”” radius=”5″ animated_icon=”no” size=”sm” full=”no” center=”no” ] Clique aqui para fazer o download [/yt_buttons]

 

 


{loadmoduleid 180}

Quer saber mais?

Preencha seus dados para que um de
nossos especialistas entre em contato.

Veja também

Todos os direitos reservados à Seek Web

Todos os direitos reservados à Seek Web