A repentina mudança no modo de trabalho das empresas levou os funcionários a trabalhar remotamente. Mas, como garantir a conectividade no ambiente corporativo por meio de VPNs?
O Home Enterprise hoje é uma necessidade latente e a qualidade desta solução está impactando diretamente na produtividade da força de trabalho das organizações.
QUAIS SÃO OS DESAFIOS DE MONITORAR E ESCOLHER A MELHOR SOLUÇÃO DE VPN?
A falta de monitoração das soluções de VPN pode trazer grandes problemas:
- Vazamento de informações
- Baixa produtividade dos colaboradores
- Problema de acesso a ambientes críticos
- Impacto negativo no nome das empresas
Listamos pontos chaves na escolha da plataforma de VPN, levando em conta software, hardware e processos.
Criptografia de ponta
Todo o tráfego e dado precisa ser criptografado para impedir que terceiros tenham acesso à ele através da Internet.
Autenticação
Garantir que apenas pessoas autorizadas possam se conectar a VPN. Neste quesito, a recomendação é utilizar uma solução de autenticação de dois fatores, ou seja, além da senha, utilizar um segundo método (como por exemplo a utilização de tokens).
Validação de equipamentos nas pontas
Quanto ligamos a rede da empresa até o dispositivo pessoal, precisamos garantir que esse dispositivo apresente requisitos mínimos de conformidade com o ambiente da empresa, por exemplo, antivírus atualizado, atualizações críticas aplicadas, etc.
Alta disponibilidade
A alta criticidade das comunicações gera a necessidade de soluções de VPN com alta disponibilidade. As funções do concentrador precisam estar preservadas e uma análise do tipo de redundância é fundamental e diferente para cada ambiente.
Conectividade
A qualidade, estabilidade e performance da VPN está diretamente ligada as operadoras que entregam Internet para as pontas (concentrador e usuários finais). Principalmente no Brasil, que possui uma diversidade de regiões enorme, uma análise da melhor combinação de provedores é fundamental para garantir uma experiência de uso que o negócio requer.
Capacidade
A escolha de software e hardware para as soluções de VPN devem impactar diretamente na capacidade de uso do ambiente. O mapeamento correto dos modelos de equipamentos é fundamental para não gerar problemas de performance ou investimento acima do necessário.
Monitoração
Para garantir o pleno funcionamento da solução, identificar e prever gargalos e minimizar riscos de vazamento de informações. Os provedores de Internet também precisam ser monitorados para garantir sua conectividade entre as pontas.
Além da monitoração do ambiente tecnológico, também é possível monitorar a produtividade de cada indivíduo, não só através do tempo de conexão, mas também pela atividade final de cada um.
Operação
Uma operação precisa atender de forma rápida e precisa as demandas de novas requisições, bem como resolver incidentes com a plataforma no menor tempo possível. A operação precisa estar finamente alinhada com o processo de monitoração.
Para nós da Pinpoint, a escolha adequada da solução de VPN leva em consideração todos esses pontos e precisam ser levados em consideração durante o processo de engenharia, desenho e operação do ambiente.
Mais do que garantir a conectividade remota, as organizações precisam garantir a continuidade do negócio, levando-se em conta a força de trabalho remota e impactos de vazamentos de dados que poderão ocasionar dano à imagem da marca.
Gostou do conteúdo? Aqui você faz o download do e-book completo escrito pelos nossos especialistas.