A adoção da nuvem é sem dúvida o melhor caminho para organizações encontrarem novos métodos de comunicação entre usuários, clientes e parceiros, além do avanço com iniciativas digitais que exigem maior agilidade e flexibilidade. De acordo com o relatório Cloud Security de 2023 da Fortinet, quase 40% dos entrevistados afirmaram já ter movido mais da metade de suas cargas de trabalho para a nuvem e 58% esperam fazê-lo nos próximos 12 a 18 meses.
Embora o uso da nuvem traga muitas vantagens para as empresas, ela também traz novas dificuldades que equipes de segurança de todos os tamanhos devem conhecer e enfrentar.
Avaliando os maiores desafios de segurança na nuvem
Organizações têm desacelerado ou alterado seus planos de adoção da nuvem devido ao aumento das despesas, demandas de compliance, complexidade de ambientes híbridos e multinuvem, menor visibilidade e escassez de profissionais experientes.
Das empresas pesquisadas durante o estudo, 95% estão preocupadas com a segurança em ambientes de nuvem pública e, de acordo com 43% dos entrevistados, adotar a nuvem pública em vez de um ambiente local envolve maior risco.
A escassez contínua de profissionais de segurança especializados em nuvem, a expansão dos regulamentos de compliance e a falta de visibilidade e controle, principalmente em configurações híbridas e multinuvem são exemplos de desafios enfrentados pelas empresas.
Obtendo um controle sobre a segurança na nuvem
Apesar dos desafios econômicos mundiais, a maioria das empresas (60%) está aumentando seus gastos em cerca de 33% com segurança na nuvem. Os especialistas em segurança estão fazendo uso eficaz de seus orçamentos de nuvem para lidar com os riscos e ameaças mais importantes para a organização. Evitar erros de configuração é a principal prioridade (51%), o que pode não ser nenhuma surpresa, mas proteger os aplicativos que já migraram para a nuvem é o número dois (48%).
A visibilidade é o objetivo. Sem surpresa, quase todos os entrevistados (90%) acham que ter um único painel e uma plataforma de segurança em nuvem para proteger os dados de forma consistente e completa em todo o ambiente de nuvem é útil, dadas as dificuldades com a visibilidade da segurança e a escassez de talentos cibernéticos.
Como a abordagem centralizada pode ajudar
Organizações podem superar muitos desses obstáculos usando uma tecnologia que ofereça visibilidade, automação e administração centralizadas. Como resultado, equipes de segurança podem adquirir mais rapidamente dados inteligentes e fornecer melhores tempos de resposta. Políticas de segurança mais consistentes se traduzem em eficácia de segurança aprimorada, especialmente em implantações híbridas e multinuvem. Líderes podem melhorar a eficiência, diminuir os efeitos da lacuna de habilidades e aumentar a eficácia da equipe como um todo.
Como superar os desafios de segurança em nuvem
Para navegar no cenário complexo da segurança na nuvem, as organizações devem adotar uma abordagem proativa e centralizada. Isso permite que equipes de segurança compartilhem inteligência rapidamente, respondam de forma eficaz às ameaças e otimizem sua eficiência de maneira geral.
À medida que as empresas continuam a priorizar o uso na nuvem, a incorporação da segurança cibernética torna-se fundamental. As vantagens são claras: risco reduzido, segurança aprimorada e economia de custos. Ao enfrentar os desafios da segurança na nuvem de frente e aproveitar o poder das plataformas centralizadas, organizações podem liberar todo o potencial da nuvem enquanto protegem seus ativos críticos.
_________________________________________________________________________
Quer saber mais sobre o Serviço Gerenciado que criamos em parceria com a Fortinet? Fale com um de nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo ou através do WhatsApp.