De acordo com uma pesquisa recente da Forbes , 84% das empresas agora têm uma força de trabalho híbrida e precisam garantir aos funcionários que trabalham em qualquer lugar um acesso seguro à rede, seja no escritório, em casa ou em qualquer lugar eles consigam uma conexão Wi-Fi.
Além dessa tarefa, equipes de TI precisam lidar com muitos dispositivos IoT conectados à rede. A IDC estima que 42 bilhões de dispositivos IoT estão atualmente em uso e os especialistas do setor acreditam que o número médio de aplicações que uma organização utiliza, incluindo a sua força de trabalho remota, é bem superior a cem.
Agora adicione a esse cenário todas as ameaças cibernéticas mais recentes que cada dia mais se tornam sofisticadas e numerosas, e você tem uma imagem realista do estado atual da segurança cibernética em todo o mundo e do por que a arquitetura SASE está se tornando a escolha mais popular entre os CISOs e CIOs.
A Fortinet se reuniu com especialistas, líderes e clientes para entender os comportamentos dessa arquitetura e quais os próximos passos, para que você esteja preparado.
1) O SASE de fornecedor único se tornará ainda mais popular.
Hoje existem ofertas que garantem todos os componentes necessários, simplificando a implantação, o gerenciamento e as operações. Isso contrasta com o processo tradicional de compra de componentes SASE, como SD-WAN e serviços de firewall de diferentes fornecedores. Ter produtos de vários fornecedores quase sempre resulta em complicações, impedindo uma integração tranquila e criando problemas de eficiência.
Um SASE de fornecedor único projetado com um mecanismo de política unificado fornece operações simplificadas em todos os casos de uso. Essa abordagem também resulta em um ROI previsível, a Fortinet estima uma redução de 40% ou 50% nos custos existentes.
Outro aspecto que está ajudando na popularidade é a simplicidade na aquisição. Usar um único fornecedor garante licenciamento contínuo, um único SKU em todos os componentes SSE e implantação simplificada dos vários componentes que compõem a solução SASE.
2) O SASE unificado vai acelerar a jornada de Zero Trust com verificações de comportamento do usuário e dispositivos em tempo real.
SASE permite a adoção de tecnologia de confiança zero. Não basta verificar usuários, dispositivos e conexões a cada 15 ou 30 minutos, ela deve ser medida em segundos para garantir que você possa confiar em uma conexão, agente, usuário e dispositivo sempre que eles acessarem um aplicativo.
Uma verdadeira solução SASE de fornecedor único também inclui recursos de agente unificado para ajudar a simplificar as operações, pois permite que organizações solucionem problemas e gerenciem tudo por meio de uma plataforma central. A consolidação reduz o número de produtos empregados e isso é ainda mais potencializado com o uso de um único agente para tudo.
Além de fornecer uma aplicação de confiança zero flexível e escalável, as organizações também exigem menor latência, melhor desempenho e maior eficiência. Com o monitoramento contínuo do comportamento do usuário e do dispositivo, as soluções SASE podem melhorar significativamente a postura de segurança cibernética em qualquer organização.
3) As operações e segurança SASE serão alimentadas por IA.
As soluções SASE integradas devem ser alimentadas por IA e usar aprendizado de máquina (ML) para ajudar a detectar ameaças de dia zero e proteger os usuários contra malware, incluindo ransomware. Este é um requisito crítico porque os fornecedores de SASE falam frequentemente sobre a simplificação que as suas soluções oferecem mas ao olhar detalhadamente, geralmente é um componente OEM que não está integrado ao restante da solução e muitas vezes por não incluírem inteligência sobre ameaças, se torna difícil mantê-las atentas às ameaças e explorações mais recentes.
Pela vulnerabilidade natural de trabalhadores remotos e seus dispositivos, a consideração número um deve ser a segurança ao selecionar uma solução SASE. As soluções SASE de maior sucesso são aquelas que:
• São capazes de detectar ameaças de dia zero e proteger usuários contra ransomware.
• À medida que uma solução SASE é configurada e reúne inteligência sobre ameaças, esses dados precisam ser compartilhados. Isso significa que o SASE também deve fazer parte da estratégia geral de segurança e ser integrado ao centro de operações de segurança (SOC).
4) O SSE ampliará a conectividade para dispositivos OT, LAN com e sem fio.
O SASE terá total flexibilidade para se conectar e proteger locais de todos os tamanhos, desde grandes escritórios até mesmo micro filiais que não possuem firewalls ou SD-WANs. É claro que ainda há necessidade de segurança local e o SASE também deve ser capaz de suportar essa arquitetura. Por causa disso, o SASE protegerá mais micro filiais com seus componentes de borda que fornecem segurança na nuvem para LAN/WLAN.
Como o SASE deve se adaptar a qualquer dispositivo e local, que contará com recursos de traga seu próprio dispositivo (BYOD) e recursos de acesso seguro sem agente. O SASE também visa proteger infraestruturas críticas através da integração de segurança para OTs e seus componentes.
5) A monitoração da experiência digital será uma parte central da solução SASE
No mercado atual, essa monitoração é considerada por muitos um recurso premium, mas em breve se tornará um componente central das soluções SASE. A inclusão da monitoração resultará em uma melhor experiência do usuário e desempenho de aplicativos, resultando em um tempo mais rápido na detecção e correção (MTTD/MTTR) de problemas.
Conclusão
organizações estão fazendo a transição ativa de soluções legadas como VPN, para confiança zero e SASE, e há uma expectativa de aceleração nessa evolução. Os principais benefícios são:
– Segurança consistente
– Gerenciamento unificado
– Sobrecarga reduzida
– Melhores experiências para o usuário
A solução SASE da Fortinet protege usuários, acessos, bordas e dispositivos em qualquer lugar e ao mesmo tempo oferece o mais alto ROI do mercado, além de uma postura de segurança consistente e experiência de usuário aprimorada. Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo ou através do WhatsApp.