6 razões para escolher SD-WAN como tecnologia de conexão

Cada dia vemos mais negócios buscando tecnologias que entreguem performance, velocidade e eficiência a um custo viável e que acompanhem as mudanças constantes de um mundo 100% digital . Não é à toa que tanto aqui no Brasil quanto no mundo, a SD-WAN se tornou a primeira escolha de equipes de TI e Telecom para conectividade, já que possibilitam o acesso mais fácil a aplicativos baseados em nuvem, SaaS (software como serviço) para filiais distribuídas geograficamente além do  trabalho remoto.

Segundo estudo publicado pela IDC, o mercado de SD-WAN tem crescido a uma taxa superior a 30% nos últimos anos. Já nossa parceira Fortinet, vê esse mercado crescer 247% ano a ano, em âmbito global.

Se ainda há alguma dúvida que SD-WAN é a tecnologia ideal para todo e qualquer negócio confira abaixo 6 razões que farão qualquer gestor mudar de ideia.

  • Menor custo

Estimamos cerca de 25% de economia nos budgets de TI quando fazemos a troca de links MPLS/Ponto-a-Ponto de alto custo, por múltiplos links IP’s de diversos provedores. Esse percentual aumenta quanto maior a quantidade de localidades que a organização opera.


Vale ressaltar que hoje há no mercado ofertas de SD-WAN de altíssima performance, flexibilidade e segurança, sem exigir investimentos elevados para a sua adoção.

  • Maior segurança

Tecnologias SD-WAN podem ser embarcadas em appliances de firewall que contam com os últimos recursos de segurança como IDS/IPS, firewall de camada 7, filtros de conteúdo, entre outras features, trazendo assim maior segurança intrínseca para as redes WAN.

  • Gestão centralizada e padronizada

Um dos grandes apelos é justamente a facilidade de se definir e aplicar configurações, políticas de segurança e roteamento de forma centralizada em uma console e automaticamente distribuídas para todos os equipamentos das redes remotas. Isso não apenas economiza tempo na administração, como tende a reduzir falhas operacionais e divergências entre as diferentes redes.

  • Maior aderência às necessidades do negócio num ambiente híbrido

A SD-WAN permite uma maior flexibilidade para o “transporte” do acesso de usuários das unidades aos diferentes aplicativos necessários para a condução de suas atividades. 

Quer seja o tráfego às aplicações do datacenter ou a aplicativos SaaS, Cloud, etc., regras individuais garantem o acesso a cada uma e podem ser definidas e gerenciadas com facilidade.

  • Decisão de tráfego por destino, qualidade e prioridade

Não somente é possível controlar de forma individual os diferentes serviços e interesses de tráfego, como também  regras de priorização, consumo de banda, e qualidade e estatísticas de uso que podem ser configuradas. Desta forma você tem garantido a melhor experiência de uso da rede e menor impacto ao negócio.

  • Maior resiliência

Ao se somar a capacidade de distribuir o tráfego em múltiplos links e provedores, com os controles por aplicação e checks contínuos de Qualidade de Serviço (QoS), a experiência do 

usuário final melhora significamente, já que quase sempre haverá uma opção de conectividade quando houver falha, degradação de algum provedor ou para algum destino específico.


Trade-off

Todos estes benefícios têm sido comprovadamente obtidos por diferentes mercados e organizações que adotaram a tecnologia ao redor do mundo. Aqui você pode ler sobre o estudo que fizemos comparando links MPLS e  IP/SD-WAN


Vale ressaltar que a adoção
envolve uma mudança cultural que equipes de gestão de redes abordarão e a sustentarão no dia-a-dia. Isso porque SD-WAN requer um mindset completamente diferente, muito mais orientado à definição da rede de acordo com os diferentes cenários de uso, aplicação, localidade, link e grupo de usuários. Engenharia de redes deve estar muito mais próxima e acompanhar cada iniciativa e mudança nos sistemas e aplicações.

E sim, esse novo cenário envolve uma série de desafios. Mas sim, é possível combatê-los.

Na próxima semana falaremos como utilizar o modelo Pinpoint como peça-chave para uma gestão inteligente de SD-WAN.

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** Artigo escrito por Saulo Meneghini, Founder e CEO da Pinpoint. Especialista em monitoração e observabilidade para negócios.


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