Reduzindo vulnerabilidades com uma gestão automatizada de Endpoints

Endpoints desempenham um papel importante na comunicação e funcionamento de uma rede, se não forem devidamente protegidos se tornam vulneráveis. Os ciberataques estão aumentando e para impedir que algum ataque bem sucedido aconteça na sua rede, é muito importante automatizar as operações da sua TI. Dessa maneira, você melhora positivamente a segurança da sua rede, reduz o tempo de resposta a ameaças, melhora a análise de dados e simplifica o gerenciamento de TI.

Por que automatizar o gerenciamento de endpoints reduzirá a vulnerabilidade na sua rede?

Para exemplificar, utilizaremos o e-commerce “LivrosExpress”, lá a atualização de softwares de segurança é feita manualmente pela equipe de TI. Um dia, 1 dos computadores ficou sem atualizar, o que permitiu a entrada de um vírus que afetou o sistema de pagamento. Isso levou a um vazamento de dados sensíveis dos clientes e à interrupção das operações por 8 horas até resolverem o problema e normalizarem tudo. 

Após esse incidente, a “LivrosExpress” automatizou as atualizações de segurança em todos os computadores, garantindo que todos estivessem devidamente atualizados e protegidos. Essa simples automação ajudou a evitar futuros problemas de segurança e a manter a confiança de seus clientes em seu e-commerce.

Mas existem outras razões pelas quais é essencial automatizar o gerenciamento de endpoint que por consequência reduzem a vulnerabilidade de rede:

Redução de Erros: A automação elimina erros humanos, garantindo consistência nas configurações e políticas de segurança.

Eficiência: A automação torna tarefas repetitivas e demoradas mais eficientes, liberando tempo para a equipe de TI se concentrar em atividades mais estratégicas.

Economia de Custos: Evita incidentes de segurança e melhora a eficiência, reduzindo custos relacionados a violações de segurança e interrupções na operação.

Segurança Aprimorada: Garante que todos os dispositivos estejam atualizados com as correções de segurança mais recentes e estejam em conformidade com políticas de segurança, reduzindo riscos.

Auditoria e Relatórios: Facilita a geração de relatórios e auditorias para demonstrar conformidade regulatória e fornecer insights sobre o ambiente de TI.

Padronização: Garante que todos os dispositivos estejam configurados de acordo com padrões específicos da organização.

Para reduzir a vulnerabilidade da rede é essencial adotar uma abordagem de segurança abrangente. Isso envolve o uso de firewalls robustos para proteger o ambiente contra ameaças, implementar políticas de senhas fortes e MFA para proteger o acesso aos sistemas e dados sensíveis e realizar uma gestão cuidadosa de contas privilegiadas para evitar acessos não autorizados. Essas práticas fortalecem as defesas contra ameaças cibernéticas.

Automatize o gerenciamento da sua TI com o Endpoint Central.

Com a ferramenta da ManageEngine você pode realizar o gerenciamento de patches, implantação de software, gerenciamento de dispositivos móveis, implantação de sistema operacional e usar o controle remoto para solucionar problemas de dispositivos em diferentes sistemas operacionais.

Aumente a segurança dos endpoints, detectando vulnerabilidades e realizando a proteção proativa contra ameaças cibernéticas.

Quer ver na prática como a solução funciona e reduz as vulnerabilidades da sua rede? Fale com um de nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo ou através do nosso WhatsApp.

Quer saber mais?

Preencha seus dados para que um de
nossos especialistas entre em contato.

Veja também

Todos os direitos reservados à Seek Web

Todos os direitos reservados à Seek Web