Fórmula 1: 4 grandes ensinamentos para equipes de TI aplicarem hoje 

Na corrida acelerada do mundo dos negócios, encontramos paralelos interessantes entre a Fórmula 1 e a TI. Ambos precisam de muita estratégia para otimizar seu desempenho, ultrapassar obstáculos e manter a competitividade no cenário em que se encontram, mas sem parar de olhar para o futuro. 

Nessa jornada, onde estratégia, velocidade e eficiência convergem entre o asfalto das pistas de corrida e a complexidade do ecossistema de tecnologia da informação, nossa parceira ManageEngine compartilhou 4 grandes ensinamentos extraídos da Fórmula 1 para que equipes de TI aplicarem em suas áreas.

1. Calcule decisões antes de entrar na pista 

Se os pilotos não estiverem bem familiarizados com as complexidades de um circuito, podem perder tempo durante o Grande Prêmio. Ao formar mapas mentais da pista, os pilotos conseguem facilmente escolher as melhores linhas de corrida, cronometrar exatamente quando atingir o ápice, pisar no acelerador e pressionar os freios.

Nessa mesma perspectiva, com workflows visuais, equipes de TI podem tomar decisões calculadas governando o ciclo de vida de seus tickets, orquestrando e estabelecendo procedimentos operacionais padrão.

2. Correndo ou não, mudanças bem-sucedidas não acontecem por acaso

Durante um pit stop cerca de 20 mecânicos, cada um com uma função específica, entram diretamente em ação para fazer mudanças adaptáveis em questão de segundos. Eles planejam meticulosamente essas paradas, avaliam os riscos, têm estratégias alternativas definidas e estão prontos para reduzir os danos.

A infraestrutura de TI da sua organização também precisa de sua própria “equipe de F1” para realizar qualquer tarefa com sucesso. A equipe precisa de funções definidas, objetivos sólidos, planejamento cuidadoso e avaliação adequada dos riscos.

3. Dados orientam decisões, dentro e fora da pista

Todas as decisões de um piloto de F1 são baseadas em dados granulares. Seus volantes oferecem uma visão panorâmica dos principais dados de telemetria como velocidade, delta, desgaste dos pneus e tempos de volta.

Da mesma forma, equipes de TI devem usar painéis para monitorar as principais métricas que ajudem na avaliação da posição no pódio do gerenciamento de serviços com uma visão consolidada de KPIs cruciais como taxas de conformidade com SLAs, tempo médio de resolução, taxas de resolução na primeira chamada, taxas de satisfação do usuário final e muito mais.

4. Conhecer seus componentes é fundamental

Um carro de Fórmula 1 é composto por cerca de 14.500 componentes individuais, os mecânicos avaliam cada componente com base em sua vida útil e os alocam com base nos requisitos de desempenho. Ao gerenciar tudo eles conhecem seu inventário detalhadamente.


Da mesma forma, para ter sucesso administrando o service desk, a equipe de TI precisa conhecer a infraestrutura. Ao ter controle total sobre o hardware, software e ativos digitais, o controle e gestão de despesas, licenciamento e depreciação de ativos é muito mais eficiente.

Além da linha de chegada 

Ter uma ferramenta que seja o cockpit de navegação dessas estratégias com certeza fará a diferença nessa jornada e a ManageEngine pode ajudar. O ServiceDesk Plus da ManageEngine é uma ferramenta inteligente para simplificar o gerenciamento de serviços empresariais e de TI. 

Criado com base nas práticas recomendadas de ITSM, a solução combina gerenciamento de serviços de TI, ativos de TI e CMDB com recursos corporativos para departamentos como RH, instalações e finanças.

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo ou através do nosso WhatsApp.

Quer saber mais?

Preencha seus dados para que um de
nossos especialistas entre em contato.

Veja também

Todos os direitos reservados à Seek Web

Todos os direitos reservados à Seek Web