Uma das maiores indústrias brasileiras na produção de celulose de eucalipto e líder mundial nas vendas de papéis, possui mais de 8 mil colaboradores, além de operações em mais de 60 países.
O início de tudo
No final de 2015 houve uma mudança no modelo de gestão de TI, passando para o descentralizado ou multisourcing. Cada área da TI passou a ter uma atenção maior e aprofundamento do nível de conhecimento, de acordo com a especialidade de cada solução e os parceiros que as sustentam.
O primeiro desafio, em 2016, foi o projeto de alta complexidade que envolvia a mudança física do datacenter. A Pinpoint entrou com todo seu conhecimento, estudou o ambiente e apresentou um projeto de monitoração adequado e eficiente por meio de seu pacote mais completo de serviços com NOC 24×7, relatórios inteligentes e dashboards mais assertivos.
Em apenas 3 semanas, configuramos a monitoração e apoiamos o cliente na mudança dos cerca de 600 servidores. O foco foi em garantir o funcionamento esperado após a implementação visando ocorrência zero na hora de religar os equipamentos no novo datacenter.
Dentro do período o cliente contou com o apoio da Pinpoint na manutenção e resolução de incidentes de seus dispositivos com agilidade e assertividade, obtendo como resultado uma transição com impacto zero ao negócio.
Maturidade e visão de futuro
Em 2020, com a expansão dos negócios, a empresa precisou elevar o nível de governança dentro da área telecomunicações.
A Pinpoint mais uma vez fez todo o estudo do ambiente, comportamento dos sistemas e apoiou a empresa nesta transição.
Implementamos o TheEye, plataforma de monitoração inteligente que utiliza tecnologias de ponta como machine learning e inteligência artificial para garantir uma visão 360 de todo o ambiente de rede. Os dados se transformaram em informação de verdade, e a empresa passou a visualizar seu ambiente com mais clareza, obtendo insights importantes para aprimorar seu planejamento estratégico de rede.
Pandemia e um novo desafio
A pandemia trouxe diversos desafios para as áreas de TI e, em março de 2020, fomos procurados mais uma vez com o desfio de colocar sua força de trabalho em home office.
Em tempo recorde, cerca de 2 dias, implantamos uma solução de monitoração do ambiente Citrix, por meio de nossa plataforma TheEye, utilizado para acessar toda a estrutura digital da empresa de qualquer ponto de maneira segura.
A solução proporcionou um controle maior dos acessos e conexões dos colaboradores aos sistemas e servidores com eficiência. O pacote trouxe visões que passaram a mostrar, por exemplo, se o tempo de resposta entre upload ou download de arquivos estava normal para o momento, ou seja, se a conexão está estável. O projeto permitiu que os colaboradores estivessem “on” e seguros em suas casas.