Rede varejista multicanal de artigos esportivos, com mais de 190 lojas espalhadas pelo Brasil, além do comércio eletrônico e aplicativo para dispositivos móveis.
Desafio
Durante os dias que antecipavam a Black Friday de 2014 a empresa decidiu fazer um “Stress Test” e assim simular qual seria a carga de transações que poderia ser suportada dentro do seus servidores e sistema de vendas on-line.
O evento estava começando a ganhar relevância no Brasil, e o crescimento projetado era de mais de 30% (depois veio a se confirmar um crescimento de mais de 50%, como mostra o gráfico abaixo)
A estrutura de rede não ia suportar. Durante o teste os links ficaram sobrecarregados. E a constatação chegou a menos de 5 dias antes do início das vendas.
Somente um time diferenciado de especialistas técnicos poderia trazer algum tipo de solução. E aí que a Pinpoint surgiu.
Solução
A Pinpoint chegou com um plano em 2 etapas:
1. Suporte emergencial para a Black Friday 2014 (quick wins)
2. Plano estrutural para suportar o crescimento das próximas Black Friday
O primeiro focou na infraestrutura já pré-existente, muito baseada em soluções Open Source. O conhecimento da Pinpoint foi aplicado para melhorar as configurações e, principalmente, um plano de ação/ reação que poderia ser acionado durante todo o acompanhamento ostensivo do evento.
Ao reconfigurar dezenas de parâmetros da estrutura de rede existente de forma manual, e aprimorar a calibragem durante o evento, a Pinpoint permitiu que a empresa vendesse em 2 dias o equivalente ao mês inteiro de faturamento sem maiores incidentes. O tráfego chegou a aumentar mais que 30 vezes em relação a um dia normal, e a equipe de NOC da Pinpoint manteve a observabilidade dos diversos parâmetros, ajustando o que fosse preciso ali, na hora.
Com o fim da primeira etapa, preparada e executada a apenas 4 dias antes do início da Black Friday, a Pinpoint começou a traçar o plano estrutural para acompanhar o crescimento do projeto das próximas Black Friday.
Logo de cara foi constatado que seriam necessários equipamentos com mais capacidade para suportar a carga esperada. Sem qualquer vínculo com marcas, a Pinpoint olhou primeiro o cliente, trouxe a visão do contexto, reaproveitamento da capacidade em momentos de baixo volume, e aí trouxe o plano de implementação d2o hardware e software necessários para a solução.
“Toda vez que precisamos montar uma solução de extrema performance as configurações tem que ser de acordo com o ambiente do cliente. Senão há um investimento altíssimo nos equipamentos, e um retorno muito aquém do esperado. A Pinpoint sempre aplica aprendizados obtidos em outras implementações de alto desempenho realizadas para outras indústrias, como a financeira e a de produtos de consumo. ” diz Artur Araújo, especialista em redes e diretor da Pinpoint.
Desta forma a Pinpoint redesenhou e implementou a estrutura do centro de distribuição no interior de São Paulo, e conseguiu uma distribuição mais eficiente entre os servidores e equipamentos de rede que suportavam o site. Também desenvolveu toda a comunicação com a estrutura do site e matriz. Tudo monitorado e gerenciado através da nossa operação 24×7 para garantir a continuidade e estabilidade da rede do local.
Resultados
Foram 5 edições seguidas com crescimentos médios anuais de 50% na demanda e faturamento e índice zero de incidentes, com investimento otimizado e serviços de alta qualidade. A Pinpoint foi a parceira certa para o momento mais importante do varejo.