fbpx

Blog

Keep IT on

SD-WAN: Adoção Inteligente | #6 Desafios na Operação

No sexto e último vídeo sobre adoção inteligente de SD-WAN, nosso Diretor Artur Araujo faz um overview de como a mudança de tecnologia traz novos desafios para as equipes de operação, mas também como superá-los.

 

Com ofertas de Nuvem e SaaS cada vez mais complexas e dirigidas às demandas dos negócios, empresas estão revendo seu ambiente de TI e isso inclui a estrutura da rede. Garantir um acesso rápido, seguro e com alto nível de adaptabilidade é um dos maiores desafios na atualidade. Nesse contexto, a SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network) tem se popularizado em todo o mundo.

 

Essa tecnologia de conectividade de rede é a que mais traz resultados para os negócios, se tratando de custo, performance, conectividade e segurança. Mas como qualquer tecnologia, é preciso analisar, estudar e planejar essa mudança para que ela cumpra tudo aquilo que promete.

Com base em nosso conhecimento e experiência, criamos uma série de vídeos sobre adoção inteligente de SD-WAN, um roadmap completo para apoiar equipes de TI e Telecom nessa jornada de transição.

No sexto e último vídeo da série, nosso Diretor Artur Araujo faz um overview de como a mudança de tecnologia traz novos desafios para as equipes de operação, mas também como superá-los. Só dar o play:

 




Utilizando SD-WAN, a gerência dos equipamentos passa a ser feita de forma centralizada, sobre uma única plataforma, o que simplifica muito o dia-a-dia do time. Por outro lado, essa nova tecnologia traz desafios para o time de operação, sendo necessários novos skills focados na organização, focando nas aplicações dentro da rede.


O primeiro desafio é em relação ao SLA. O SLA que a operadora normalmente entrega para um link dedicado ou MPLS é superior ao fornecido em um link de internet. Com isso, o time de operações de NOC precisa estar dimensionado de forma a compensar esse SLA menor para que não ocasione um impacto em termos de horas de trabalho.

O segundo desafio é o QOS, que antes era aplicado na rede com um todo precisa ser reescrito e transformado em regras, que serão aplicados a cada equipamento, além de testes que validarão se aquele canal e link operarão bem com aquela aplicação. Essas regras precisam ser muito bem escritas para o ambiente seja convergente e entregue o melhor resultado.

É também importante entender como a solução de SD-WAN vai conversar com a rede interna atual de cada um dos pontos, para que os possíveis ajustes não virem grandes projetos. Isso fará com que o ambiente se torne extremamente padronizado e de fácil gestão.


Tem um desafio?

Podemos ajudá-lo a superar, fale com um de nossos especialistas.


Escolha o canal de preferência para o contato

Receba primeiro
nossos conteúdos exclusivos

Tem um desafio?

Entre em contato com a gente.
Por favor, preencha o campo requerido.
Por favor, preencha o campo requerido.
Endereço:
Rua Baceunas, 109 - São Paulo/SP
Telefone: +55 11 2359-0440
Email: contato@pinpoint.com.brd

Segue a gente para ficar sempre atualizado

Facebook Instagram Linkedin WhatsApp