Se você não está monitorando estes KPIs de segurança, sua empresa pode estar em perigo!

Segurança cibernética e proteção dos dados se tornaram preocupações constantes de quem trabalha em TI. Com a crescente sofisticação das ameaças e o aumento das regulamentações governamentais, a negligência na implementação e acompanhamento de KPIs de segurança pode colocar em risco a empresa.  Pensando nisso, compartilhamos alguns que organizações devem acompanhar de perto para garantir a integridade dos seus sistemas, confidencialidade dos dados e a continuidade das operações.

Taxa de incidentes: Medir se o número de incidentes está aumentando ou diminuindo mês a mês ajudará a área a entender a eficácia das tecnologias contratadas para apoiar na detecção de ameaças.

Probabilidade de violação: Quais são as chances de um ataque bem sucedido com as táticas e tecnologias de prevenção utilizadas atualmente? Caso o número de ataques bem sucedidos acontecesse, qual seria o impacto?

Custo por incidente: Qual é o custo total associado a um incidente de segurança dentro da organização? É maior ou menor quando comparado a outros no mesmo segmento em que a empresa atua? Isso mostrará se é necessária uma reavaliação nas estratégias de prevenção e tecnologias utilizadas. 


Nível de gravidade de uma violação: Em uma escala de 1 a 5, quão grave são as violações? Quantas violações excedem o nível três? Acompanhar isso mostrará em qual nível de maturidade de segurança da organização e quando mudanças forem feitas, como é refletido neste indicador.


Tempo médio para detecção (MTTD): Quão rapidamente a equipe de segurança está detectando ameaças? A organização pode reduzir seu MTTD investindo em uma solução para combater ciberataques mais rapidamente.

Tempo médio para responder, recuperar e resolver: Tão importante quando detectar é saber o que fazer quando acontecer. Traçar um plano de emergência com responsáveis e responsabilidades é essencial e fará total diferença na hora da ação. Mantenha a equipe sempre treinada.


Tempo médio para aplicar patches (MTTP): Quão rapidamente a equipe de segurança está implementando patches em software e aplicativos vulneráveis? A implementação mais rápida evita que incidentes aconteçam.

Frequência de backup: Com que frequência o backup está sendo feito? Se um ataque acontecesse amanhã, qual seria o impacto no negócio em termos de dados roubados, perdidos? Quanto tempo levariam para retomar as operações?

Percentual de Usuários de risco: Sua equipe sabe quantos usuários de risco existem na organização e quem são? Há uma diminuição considerável após a implementação de uma nova estratégia ou tecnologia? Caso um ataque aconteça, a solução contratada para bloqueio em tempo real de ameaças será capaz de fazê-lo?

ROI (Retorno sobre o Investimento): Em qualquer área é fundamental calcular o retorno positivo e o tempo sobre qualquer investimento feito.

Conheça o LOG360 da ManageEngine e experimente a cibersegurança como nunca antes em uma solução de SIEM. Com recursos DLP e CASB integrados que detectam, priorizam, investigam e respondem a ameaças de segurança. O LOG360 combina inteligência contra ameaças, detecção de anomalias baseada em aprendizado de máquina e técnicas de ataques com regras sofisticadas em um console de gerenciamento de incidentes com visibilidade de segurança holística em redes locais, na nuvem e híbridas com seus recursos intuitivos e avançados de análise e monitoramento de segurança.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Fale com um de nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo ou através do WhatsApp.

Quer saber mais?

Preencha seus dados para que um de
nossos especialistas entre em contato.

Veja também

Todos os direitos reservados à Seek Web

Todos os direitos reservados à Seek Web