fbpx

Blog

Keep IT on

Chegou aquele momento do ano: como preparar seu orçamento de tecnologia para 2022?

O que a TI tem a ver com o planejamento orçamentário das áreas da empresa? A gente responde: TUDO. Elencamos dicas importantes para a construção estratégica de investimentos em tecnologia.

 

2021 está chegando ao fim, é hora de cada departamento começar a prever iniciativas, investimentos e quais resultados pretendem alcançar para o próximo ano. Mas o que a TI tem a ver com o planejamento orçamentário de cada departamento? A gente responde: TUDO.

Imaginem a seguinte cena: o marketing planeja fazer o lançamento de um novo produto através de uma parceria com um influenciador, que em suas redes sociais soltará uma pré-venda com condição especial. Sem as devidas análises de capacidade e impacto que tal ação terá na infraestrutura, alguns recursos poderão não suportar o número de acessos e sair do ar, comprometendo meses de trabalho e dinheiro investidos.

Nos últimos anos, TI assumiu um papel de protagonista no mundo corporativo, deixando de ser uma área simplesmente operacional, gerindo os recursos, para ser grandes agentes da inovação, apoiando no desenvolvimento de táticas e estratégias de crescimento dos negócios por meio de soluções tecnológicas.

Pensando nisso, elencamos dicas importantes na construção estratégica de investimentos quando estamos falando de TI.

Conheça as demandas internas que já existem e os custos delas
A criação de um baseline de custo da sustentação do negócio é fundamental e deve ser o norte para as análises de futuras iniciativas, evitando assim investimentos desnecessários e redundantes.

A baseline permite o controle e entendimento dos recursos disponíveis e seus ciclos de vida, podendo traçar um plano eficiente de otimização de processos e automatização de tarefas, liberando o recurso humano para atividades de maior valor.

Faça um levantamento sobre novas iniciativas em cada área e as metas de crescimento do negócio
Voltando ao exemplo que demos no início do texto, TI não é a área que aprovará ou declinará iniciativas, mas com base no conhecimento do ambiente tecnológico atual e o quanto ele tem de capacidade, poderá avaliar e sugerir novos investimentos, contratações ou realocações de recursos para atender, sem impactos negativos, cada uma das ações.

Esse não é um processo fácil e deve ser participativo de todos os lados, já falamos um pouco sobre isso no episódio 5 da série Keep IT on. Todos precisam estar cientes de que essa união precisa existir em prol das metas serem alcançadas.

Separar e detalhar o custo dos recursos para cada projeto
É preciso transparência nos custos de cada um dos recursos existente ou necessário para determinada iniciativa. Assim como nos negócios, saber detalhadamente as informações e custos de determinado recurso faz a diferença no seu poder de negociação e tomada de decisão, transformando a TI em apoiadores nas iniciativas de cada área de maneira mais assertiva, com números e argumentos.


Administração e revisão periódica
Quando falamos em previsões e estimativas sabemos que nem sempre acontece como o planejado, o ano de 2020 foi um belo exemplo disso. A pandemia fez as empresas reverem seus orçamentos e impactou diretamente TI, que precisou trabalhar rapidamente para colocar força de trabalho em home office, ou então, aumentar a capacidade dos servidores para sustentar o acesso remoto por meio de VPNs.
Com a revisão e avaliação orçamentária é possível otimizar os investimentos e em um momento de crise e permite agir de maneira mais assertiva, focada e principalmente com menores chances de erro.

O importante em cada fase é sempre alinhar os investimentos e custos com o negócio e construir métricas que sustentem o valor planejado. Desta forma o time que irá avaliar o orçamento entenderá as causas e consequências de casa investimento ou corte.

Com essas dicas, seu planejamento de investimentos em TI será criado de maneira mais equilibrada e continuará sendo grandes agentes de inovação e suporte às áreas do negócio em 2022.

 


Tem um desafio?

Podemos ajudá-lo a superar, fale com um de nossos especialistas.


Escolha o canal de preferência para o contato

Receba primeiro
nossos conteúdos exclusivos

Tem um desafio?

Entre em contato com a gente.
Por favor, preencha o campo requerido.
Por favor, preencha o campo requerido.
Endereço:
Rua Baceunas, 109 - São Paulo/SP
Telefone: +55 11 2359-0440
Email: contato@pinpoint.com.brd

Segue a gente para ficar sempre atualizado

Facebook Instagram Linkedin WhatsApp