A última década foi marcada por uma série de iniciativas que transformaram os negócios em todo o mundo: a digitalização na forma de fazer negócios, a popularização de redes distribuídas e, mais recentemente, o trabalho remoto devido à pandemia. TI passou a ser a principal área responsável por sustentar tais iniciativas e garantir a continuidade dos negócios. Mais do que nunca entregar um ambiente resiliente, seguro e alinhado às estratégias e metas de expansão das empresas passou a ocupar o número 1 na lista de preocupações de gestores.
Com esse novo cenário mais um desafio surge: como alcançar e entregar esses objetivos e ainda otimizar o orçamento?
No dia 10 de maio realizamos um evento em parceria com a Fortinet e ScanSource focado em responder essas perguntas e também mostrar como vencer esse desafio utilizando as mais novas tecnologias disponíveis no mercado.
“O modelo SD-WAN oferece diversas vantagens como mais elasticidade para a troca de tráfego, aumento de disponibilidade, desempenho e confiabilidade. A redução de custo de links MPLS ponto a ponto pode chegar a 25% nos budgets de TI das organizações” comentou Saulo Meneghini, CEO da Pinpoint durante a conversa.
Outro ponto importante destacado durante o encontro foi com relação à segurança da rede SD-WAN. O modelo permite a criação de um ambiente diversificado sem comprometer a integridade das informações. A gestão centralizada ajuda a eliminar eventuais vulnerabilidades e rastrear problemas e garantir um alto nível de segurança.
“Como se trata de links de internet, o modelo SD-WAN permite centralizar a segurança em um único ponto, ao invés de gastar com várias licenças por máquina, por exemplo, o que encarece muito a operação. A solução Fortinet já traz uma camada de segurança embutida no próprio equipamento. Oferecer segurança na ponta final melhora o ROI.”, explicou Artur Araujo, Diretor de Produtos da Pinpoint.
Além do corpo executivo da Pinpoint Saulo Meneghini, Artur Araujo e Ricardo Pierini, Diretor de negócios da Pinpoint, também tivemos a presença especial do Vice-Presidente da Associação Brasileira de Internet (ABRANET) Eduardo Parajo e Orlando Antunes, Engenheiro da Fortinet.
A conversa durou cerca de 1 hora. Alguns pontos que foram abordados durante o bate-papo:
Links/Operadoras
– Como a escolha de operadora/links impacta diretamente na disponibilidade
– Porque a troca do MPLS para SD-WAN facilita e torna mais rápido o Deploy da rede
– A escolha de um ou múltiplos fornecedores de links é ou não uma vantagem?
Tecnologia
– A disponibilidade do link de internet é menor comparado a um MPLS, mas ainda vantajosa. Quais métodos são utilizados para compensar essa diferença?
– Quais pontos e cuidados equipes devem ter em mente ao escolher a tecnologia
Projeto
– Qual deve ser o primeiro passo na implementação de SD-WAN
– Como garantir que a solução entregue o que promete
– O que pode dar errado?
– Como melhorar o ROI da solução?
Quer saber mais sobre o Serviço de SD-WAN que criamos em parceria com a Fortinet? Acesse a página oficial em nosso site ou fale com um especialista por WhatsApp.