A pandemia trouxe uma nova realidade. Além do isolamento social e a obrigatoriedade do #HomeEnterprise, de forma instantânea as casas viraram escritório, escola, academia, parque, restaurante, etc. A rotina tornou-se líquida, teve que se adaptar ao novo “recipiente” imposto. Tudo tomou outra forma.
O mundo se digitalizou quase que por completo. As nossas reuniões presenciais com as equipes passaram para as vídeo conferências e uma verticalização profunda no uso de ferramentas de colaboração. Antes “reportávamos” os nosso resultados de ações em silos de informações, cada área com seu formato e ferramenta. Não importa, cada um à sua maneira teve que buscar uma nova forma e entregar seu resultado de uma maneira diferente.
A necessidade em se obter dados, fazer cruzamentos e estabelecer correlações já era uma tendência e agora uma obrigação operacional. A ausência deste ingrediente básico para a tomada de decisão acarreta em perda de tempo que transpõe a barreira financeira, aqui não falamos apenas de dinheiro, a informação é o elemento estratégico mais importante e aliada do tempo para a sobrevivência.
O primeiro passo para que a informação ganhe vida é a instrumentação de todo seu ambiente de negócio. Permitindo aos executivos responder perguntas que parecem simples, mas que hoje correm contra o tempo. São questões como:
Com que velocidade o CRM está respondendo aos usuários da área comercial?
Qual a previsão de crescimento do consumo dos meus links para o próximo trimestre?
Qual o tempo de respostas dos links de internet das unidades fabris?
Quais foram os incidentes que prejudicaram o processo de faturamento das fábricas que produzem o produto carro chefe?
Qual é o status do meu faturamento agora?
Com um ambiente devidamente instrumentado e uma equipe multidisciplinar a probabilidade de conseguirmos as respostas para todas essas perguntas é muito maior. E, além de trazer as respostas, entregá-las a favor do tempo.
Imagine um CIO, CEO ou CMO que precise coletar todas estas variáveis de diferentes equipes e ferramentas para uma reunião emergencial, tarefa bem complicada de ser atendida. O tempo vem à tona para pressionar, dizer que o relógio está ligado, a reunião está próxima e esse conjunto de informações precisam estar disponíveis com exatidão.
Agora imagine o mesmo cenário, mas com uma diferença, eles têm ao seu dispor um ambiente cujo os processos estão monitorados. Métricas e parâmetros devidamente aferidos para cada item a ser verificado e uma biblioteca de informações que permite ao sistema fazer comparações comportamentais entre o agora e o passado, gerando alertas de desvio que poderão acarretar problemas aqui ou ali, perdas financeiras ou até danos à imagem da empresa. A reunião emergencial poderia nem existir.
O tempo e a informação precisam estar juntos. Não é mais uma tendência, é uma realidade e mais que um desejo, uma necessidade para aqueles que quiserem sobreviver, como mostra esta matéria da CIO.com.
***Artigo escrito por Ricardo Pierini, Diretor de vendas da Pinpoint