Vazamentos de dados provocados pelo uso indevido de Inteligência Artificial?

Vazamentos de dados provocados pelo uso indevido de Inteligência Artificial? 

60% das organizações que utilizam ferramentas de inteligência artificial para análise de dados já sofreram violação de dados


As ameaças cibernéticas estão evoluindo rapidamente. Ransomware, ataques DDoS, golpes de phishing e explorações de dia zero.
O desafio é evitá-los e detectá-los o mais rápido possível em um ataque bem sucedido. Para isso, você precisa de algumas respostas. Quem acessou seus dados? Quais sistemas estão comprometidos? Quais são os pontos de entrada? Existem vulnerabilidades? Você precisa de ampla visibilidade.

Por meio de um método simples é possível detectar, identificar e neutralizar as violações de dados de forma eficaz, tudo isso em menos de 2 minutos.

No vídeo acima é possível ver uma demonstração rápida dentro da solução SIEM LOG360 da ManageEngine, reforçada por CASB, como é possível fazer todas as análises necessárias para detectar e evitar cenários de ataque de perda ou roubo de dados.

Riscos de exposição de dados por conta de ferramentas de IA

Considere que um funcionário utiliza constantemente um modelo de aprendizado adaptativo de IA para acelerar suas análises de dados e tarefas diárias como:

  • Higienizar dados e remover duplicatas em planilhas com informações de clientes
  • Identificar bugs em trechos de códigos
  • Coletar pontos cruciais em um documento extenso, porém crítico

Se a ferramenta usada for de terceiros, agora ela terá acesso a volumes de dados sensíveis.
Caso a plataforma seja comprometida, pode revelar estes dados sensíveis, expondo-os a outros usuários. O Cloud Access Security Broker (CASB) pode ajudar a detectar o uso de ferramentas de IA e outras aplicações não confiáveis, chamadas de shadow applications.

Se uma shadow application for acessada na rede, você pode receber notificações em tempo real e bloquear o uso dessas aplicações rapidamente.

Uma solução reforçada por CASB também pode ajudar a detectar uploads de arquivos a plataformas em nuvem e notificar em tempo real, ajudando a área na prevenção contra ameaças.

Uma solução eficaz de gerenciamento de eventos e informações de segurança (SIEM) deve oferecer exatamente isso. 

O Log360 da ManageEngine ajuda empresas a superarem desafios de segurança de rede e fortalece a postura de segurança cibernética.

Quer saber mais sobre a ferramenta? Fale com um de nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo ou através do nosso WhatsApp.

Quer saber mais?

Preencha seus dados para que um de
nossos especialistas entre em contato.

Veja também

Todos os direitos reservados à Seek Web

Todos os direitos reservados à Seek Web