Solução para gerenciamento de identidade e acesso: O que considerar na escolha

Garantir performance e segurança do AD foi uma tarefa relativamente fácil para equipes de TI, até que os acessos começaram a se distribuir para diferentes pontos. Soluções IAM podem apoiar essa tarefa, mas o que considerar na escolha para não se arrepender mais tarde?

Visando a otimização do gerenciamento de identidade e acesso se tornou popular a implantação de um Active Directory, banco de dados e conjunto de serviços que conectam usuários finais aos recursos da rede corporativa.  Garantir a performance e segurança do AD foi uma tarefa relativamente fácil para as equipes de TI, até que os acessos começaram a se distribuir para diferentes pontos de acesso. Foi aí que se tornou vital utilizar soluções IAM que apoiem essa tarefa. 

Essas soluções são desenhadas para entregar uma visão e controle centralizados dos acessos, permitindo às equipes medir e monitorar possíveis riscos aos sistemas e aplicações que diretamente impactam usuários e recursos. Soluções mais avançadas são capazes de aumentar a segurança e a produtividade a partir de features avançadas que permitem auditar e automatizar tarefas de maneira remota.

Embora existam variáveis de escopo e requisitos que cada negócio considera essencial, analisando de maneira geral, selecionamos 4 pontos essenciais que é preciso levar em consideração ao se contratar uma solução IAM: 

#1 Tarefas Self-service
O AD por si só não oferece nenhum recurso para que usuários realizem tarefas por conta própria. Por exemplo, a redefinição de senha, principal fonte de chamados ao suporte técnico.
Uma solução IAM deve possuir uma ferramenta que ofereça a oportunidade de equipes ativarem o recurso para que usuários redefinam com segurança suas próprias senhas e desbloqueiem contas sem depender do helpdesk. Também é interessante possuir a função de atualização de atributos e gerenciamento de usuários no time.

#2 Automação
Independente do tamanho da organização, existem várias tarefas do dia-a-dia que demandam atenção e que são feitas repetidamente como provisionamento de usuário, modificações de grupo ou limpeza do Active Directory. 

A solução IAM escolhida deve ter a capacidade de automatizar tarefas como esta, permitindo a revisão, atualização ou exclusão de qualquer uma. A automação garante melhor precisão e segurança, sem mencionar a economia significativa de esforços das equipes, permitindo que foquem em questões mais estratégicas do negócio.

#3 Aplicação e melhoria de políticas
Somente exigir senhas complexas e mudanças periódicas é insuficiente por si só. Uma solução IAM confiável deve permitir a criação de políticas de senha personalizadas e configuração a grupos específicos de usuários. Além disso, a equipe responsável deve ter controle total sobre os aplicativos corporativos que cada usuário pode acessar. 

Com essas funções é possível desabilitar recursos de cada usuário ou grupo, permitindo uma maior segurança à organização, sem limitar a flexibilidade da força de trabalho.

#4 Relatórios
Compliance é uma das grandes preocupações, mas com a solução certa, será possível configurar uma auditoria adequada e que se encaixe na necessidade do negócio.

As soluções avançadas de IAM permitem às equipes de TI monitorar recursos específicos nos aplicativos, enviar alertas para atividades incomuns e fazer capturas de tela quando determinados comportamentos acontecerem. Tudo isso sem ferir a proteção de dados ou invasão à privacidade do usuário.


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