Quando tempo e informação caminham juntos

A pandemia trouxe uma nova realidade. Além do isolamento social e a obrigatoriedade do #HomeEnterprise, de forma instantânea as casas viraram escritório, escola, academia, parque, restaurante, etc. A rotina tornou-se líquida, teve que se adaptar ao novo “recipiente” imposto. Tudo tomou outra forma.

O mundo se digitalizou quase que por completo. As nossas reuniões presenciais com as equipes passaram para as vídeo conferências e uma verticalização profunda no uso de ferramentas de colaboração. Antes “reportávamos” os nosso resultados de ações em silos de informações, cada área com seu formato e ferramenta. Não importa, cada um à sua maneira teve que buscar uma nova forma e entregar seu resultado de uma maneira diferente.

A necessidade em se obter dados, fazer cruzamentos e estabelecer correlações já era uma tendência e agora uma obrigação operacional. A ausência deste ingrediente básico para a tomada de decisão acarreta em perda de tempo que transpõe a barreira financeira, aqui não falamos apenas de dinheiro, a informação é o elemento estratégico mais importante e aliada do tempo para a sobrevivência.

O primeiro passo para que a informação ganhe vida é a instrumentação de todo seu ambiente de negócio. Permitindo aos executivos responder perguntas que parecem simples, mas que hoje correm contra o tempo. São questões como:

Com que velocidade o CRM está respondendo aos usuários da área comercial?

Qual a previsão de crescimento do consumo dos meus links para o próximo trimestre?

Qual o tempo de respostas dos links de internet das unidades fabris?

Quais foram os incidentes que prejudicaram o processo de faturamento das fábricas que produzem o produto carro chefe?

Qual é o status do meu faturamento agora?

Com um ambiente devidamente instrumentado e uma equipe multidisciplinar a probabilidade de conseguirmos as respostas para todas essas perguntas é muito maior. E, além de trazer as respostas, entregá-las a favor do tempo.

Imagine um CIO, CEO ou CMO que precise coletar todas estas variáveis de diferentes equipes e ferramentas para uma reunião emergencial, tarefa bem complicada de ser atendida. O tempo vem à tona para pressionar, dizer que o relógio está ligado, a reunião está próxima e esse conjunto de informações precisam estar disponíveis com exatidão.

Agora imagine o mesmo cenário, mas com uma diferença, eles têm ao seu dispor um ambiente cujo os processos estão monitorados. Métricas e parâmetros devidamente aferidos para cada item a ser verificado e uma biblioteca de informações que permite ao sistema fazer comparações comportamentais entre o agora e o passado, gerando alertas de desvio que poderão acarretar problemas aqui ou ali, perdas financeiras ou até danos à imagem da empresa. A reunião emergencial poderia nem existir.

O tempo e a informação precisam estar juntos. Não é mais uma tendência, é uma realidade e mais que um desejo, uma necessidade para aqueles que quiserem sobreviver, como mostra esta matéria da CIO.com.

***Artigo escrito por Ricardo Pierini, Diretor de vendas da Pinpoint

Quer saber mais?

Preencha seus dados para que um de
nossos especialistas entre em contato.

Veja também

Todos os direitos reservados à Seek Web

Todos os direitos reservados à Seek Web