Impactos da indisponibilidade da SEFAZ para os negócios

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) é o órgão vinculado ao Ministério da Fazenda responsável pelo controle das receitas e das despesas de cada um dos Estados e do Distrito Federal e o recolhimento de impostos sobre serviços (ISS) como ICMS, ITCD e IPVA. Além da arrecadação de recursos, também presta serviços de suporte de maneira a facilitar as operações de fisco financeiro entre as empresas, empreendedores e consumidores.  

Outro serviço importante é administrar a emissão/ recebimento de notas fiscais eletrônicas. Segundo o site do Ministério da Fazenda, foram emitidas 25.986 bilhões de NF-e no período de janeiro a setembro desse ano. E quando um dos serviços (ou todos) saem do ar, o que acontece?

Atraso nos processos

Toda empresa tem um fluxo de processos internos e quando uma etapa para, por qualquer motivo, provoca uma ação em cadeia nas demais. Podemos aqui citar alguns exemplos como:

– A expedição/ logística que não pode faturar/ enviar pedidos

– Comercial que é movido pelas vendas e satisfazer os clientes

– SAC que receberá um número maior de reclamações por não receber os pedidos na data estipulada e poderá diminuir a confiança dos clientes no cumprimento de prazos.

 

Vale também mencionar que atinge fornecedores e parceiros externos que entram dentro desse processo com entrega de insumos, materiais e serviços para a empresa.

 

Quebra de contratos

As empresas costumam fazer contratos de garantia de entrega de produtos, insumos, serviços, etc. Quando um dos serviços da SEFAZ está fora do ar, e não é possível emitir notas, essa clausula pode ser quebrada ocasionando em um desconforto entre empresa, fornecedores, parceiros ou clientes.

 

Perdas físicas

Imaginem uma indústria alimentícia que trabalha com produtos e insumos que precisam de um giro rápido de produção e venda. Sem a entrega, ou o atraso dela, os produtos em um dia específico podem ocasionar a perda deles.

 

Perdas financeiras

Todos os pontos acima sempre resultam posteriormente em uma perda financeira, porque na maioria das vezes as empresas só vão atrás do que está acontecendo, quando já aconteceu. A tecnologia pode ser um importante aliado, imaginem se as áreas tiverem acesso a uma monitoração dos serviços da SEFAZ em tempo real, permitindo que todos tenham controle sobre o que está acontecendo e tomem decisões rápidas para evitar ao máximo os pontos que citamos acima.

 

Pensando nisso, criamos um dashboard gratuito através da nossa plataforma TheEye para que as empresas tenham acesso em tempo real do que está acontecendo com serviços da SEFAZ.

 

O dashboard dá uma visão clara e intuitiva, organizado por colunas e linhas os serviços e estados além de possuir uma central de notificações no topo que atualiza sobre os últimos acontecimentos.

Dashboard consulta serviços SEFAZ gratuita

O painel é atualizado minuto a minuto automaticamente e, quando algo tiver acontecido, a cor mudará de acordo com o erro e uma animação de piscar acontece para chamar a atenção. Também é possível saber também o motivo clicando em cima do retângulo.

Dashboard atualizando consulta serviços SEFAZ gratuita

Além disso, clicando na seta TheEye-seta-voltar-impactos-indisponibilidade-SEFAZ você tem acesso as mesma informações da monitoração de maneira mais visual através de um mapa.

Dashboard distribuição geográfica consulta serviços SEFAZ gratuita

Caso queira voltar para a visão anterior, basta clicar em Dashboards e TheEye.

Dashboard como voltar consulta serviços SEFAZ gratuita

Clique aqui para acessar o dashboard gratuito de monitoração dos serviços da SEFAZ


{loadmoduleid 180} 

Quer saber mais?

Preencha seus dados para que um de
nossos especialistas entre em contato.

Veja também

Todos os direitos reservados à Seek Web

Todos os direitos reservados à Seek Web