fbpx

Blog

Keep IT on

Gestão de Rede: Como a monitoração de alto nível pode apoiar melhores decisões em seu negócio

Quando foi dado o início do processo de desregulamentação do mercado brasileiro de Telecomunicações, uma série de operadoras entraram no Brasil. Desde internacionais com serviços gerenciados a uma quantidade de provedores de acesso à internet que iniciaram a implementação de cabos.  Sem dúvida, essa democratização trouxe ao mercado uma disputa por preços, ofertas de serviços e claro, uma larga evolução da internet. De lá para cá, mais de 12mil provedores de internet desenvolveram suas ofertas disputando espaço com os grandes carriers do mercado, que até então eram soberanos nas ofertas de serviços corporativos.

 

A oferta massificada de provedores de serviço traz grande vantagem de escolha, pelos preços mais competitivos, a tecnologia, diversidade de soluções, múltiplas abordagens, protocolos diferenciados, e, claro, SLA(s) que possam atender as necessidades de cada negócio ou pessoa.

 

A matriz de decisão passou a ter uma certa complexidade, é vital para os negócios terem uma visão clara do comportamento destes fornecedores e seus compromissos com a disponibilidade. Sendo assim, fazer uso de plataformas de monitoração de alto nível que utilizem as mais recentes tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial, se tornam vitais para entregar um ambiente cada vez mais disponível e com mais performance.

 

Plataformas como estas, são capazes de entregar indicadores e dados em tempo real para controle e visibilidade, como por exemplo, controlar o SLA prometido pelo fornecedor, o tempo médio de reparo (MTTR), o tempo médio entre falhas (MTBF), capacity e um conjunto de relatórios de suporte para a operação sem a necessidade de envolver planilhas e relatórios de diferentes fontes.

 

Com essas informações, tomar decisões como troca de provedor, upgrade ou downgrade de banda se tornam mais rápidas. A área de operações passa para um novo nível, muito mais inteligente, ágil e com múltiplas análises que proporcionam uma visão mais abrangente, sem a necessidade de reuniões de última hora para entender a origem ou motivo da instabilidade na rede. 

 

De fato, não há mais tempo para achar que é isso ou aquilo. A área de operações precisa ser estratégica e taxativa em seu apontamento, permitindo assim que ações sejam tomadas rapidamente e focadas em evitar qualquer prejuízo ao ambiente de negócio. 

 

O TheEye, nossa plataforma de monitoração inteligente, é capaz de disponibilizar uma visão clara do ambiente tecnológico e de negócio, correlacionar esses dados e o impacto que um tem no outro. Desde a infraestrutura de telecomunicações, TI, UX e aplicação chegando até a área de negócios, mostrando transações, taxas de abandono, uso de recursos e muitos outros dados. Informações suficientes para qualquer mudança de rumo, tanto quanto a troca de fornecedores, possíveis saving ou qualquer outra métrica necessária para que o ambiente de TI fique cada vez mais on para o negócio e vice-versa.

 

Relatório para controle de SLA no TheEye

Cada aplicação pode possuir contratos de SLA diferentes com cada fornecedor. O relatório visa justamente mostrar a gestores e equipes a qualidade de entrega, calculado minuto a minuto e detalhando os motivos que impactaram os índices de determinada aplicação. 

 

Relatório de Disponibilidade no TheEye

Nele é possível verificar os principais indicadores de performance da rede através de métricas e indicadores de desempenho (KPIs) que ajudam a mensurar variáveis e tendências de comportamento ao longo do tempo e analisar o desempenho dos negócios. Nosso CEO Saulo Meneghini e idealizador da plataforma, gravou um vídeo completo onde explica cada detalhe desse módulo na prática.
 

 

**Artigo escrito por Ricardo Pierini, Chief Sales Officer da Pinpoint. Especialista em desenvolvimento de negócios de TI e Telecomunicações.

 


Quer saber mais sobre como podemos ajudar seu negócio a ter muito mais visibilidade e controle sobre a gestão de rede ? Fale com um de nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo ou através do WhatsApp.

Tem um desafio?

Entre em contato com a gente.
Por favor, preencha o campo requerido.
Por favor, preencha o campo requerido.
Endereço:
Rua Baceunas, 109 - São Paulo/SP
Telefone: +55 11 2359-0440
Email: contato@pinpoint.com.brd

Segue a gente para ficar sempre atualizado

Facebook Instagram Linkedin WhatsApp