Surf Telecom reduz tempo de resolução de incidentes de 1 dia para menos de 1 hora após adotar tecnologia da Pinpoint

Algoritmo único no mercado, utiliza Inteligência Artificial e Machine Learning para análises preditivas de ocorrências em sistemas e rede, sobretudo em grandes fluxos de dados

Conforme ocorre a expansão das atividades de uma organização, aumentam os desafios de continuar entregando um serviço de qualidade aos seus clientes. Essa foi a situação enfrentada pela Surf Telecom, Virtual Network Operator (VNO) e uma das maiores operadoras de telefonia virtual do Brasil, que tem as recargas pré-pagas como sua principal receita operacional.

 

Operação às cegas

A empresa tinha uma grande dificuldade em identificar rapidamente falhas operacionais em seus processos de serviços de recarga. Na ocasião, qualquer falha no sistema só poderia ser detectada por meio do aumento repentino no número de reclamações no call center da companhia. A demanda era encaminhada para a Surf Telecom para que, só então, pudesse buscar uma solução. Além de prejudicar a operação, esse tipo de ocorrência causava um transtorno enorme para os usuários do sistema de recarga pré-pago.

 

“Nós temos vários parceiros que nos prestam serviço de recarga. Em 2019, tivemos um incidente bastante crítico, onde uma falha na operação de recarga de uma das companhias que nos atendem só foi detectada oito horas depois. Perguntei ao gerente operacional como eles realizavam a monitoração da operação e ele respondeu que não monitoravam. Não havia um sistema de monitoração que olhasse para todos esses problemas de recarga”, relata José Isern, Diretor de TI da Surf Telecom na ocasião.

 

A empresa passou a buscar por uma solução que fosse ágil, flexível, com dashboards detalhados e aderente ao seu tipo de negócio. Precisavam de um parceiro que oferecesse uma visão 360º de seus negócios e fizesse um escaneamento de toda a operação para que os incidentes fossem resolvidos rapidamente.

 

O olho que tudo vê na operação

“Precisávamos de uma solução que conseguisse uma monitoração ampla e, ao menor sinal de problema, emitisse um alerta vermelho na tela, encaminhasse para o meu celular uma mensagem. Chegamos até a conhecer uma empresa de Israel, mas sua ferramenta era muito amarrada para o que buscávamos. Foi quando me sugeriram entrar em contato com a Pinpoint”, relembra Isern.

 

“Após analisarmos todos os processos, ambientes tecnológicos e particularidades do negócio, constatamos que o TheEye seria a solução que a Surf Telecom Precisava”, explica Saulo Meneghini, CEO da Pinpoint.

 

A plataforma inteligente utiliza um algoritmo proprietário da Pinpoint, único no mercado. Ela realiza o cruzamento de dados, lapso temporal, desvios, incidentes e cria um verdadeiro mapa de acontecimentos. Isso permitiu que não só a área de operações da Surf Telecom pudesse entender a performance dos parceiros, por exemplo, mas permitiu aos executivos uma visão clara dos negócios e parâmetros precisos para alcançar seus objetivos e metas.

 

Resultados visíveis e imediatos

Após a implantação do TheEye, as ocorrências que levavam até dias para serem detectadas, passaram a ser identificadas em questão de minutos. Isso permitiu maior agilidade na tomada de decisão e refletiu em maior segurança e estabilidade do sistema para o usuário final.

 

“A plataforma da Pinpoint foi a que apresentou o melhor custo X benefício para nós, além de ser um produto nacional, toda em Português, de forma que não preciso ficar interagindo com alguém do exterior em outro idioma. A adequação da solução foi feita dentro das nossas necessidades, a implementação foi rápida e nos trouxe outros recursos que a outra fornecedora não ofereceria. A partir da monitoração de toda a minha base de recargas, o próximo passo será expandir o uso da solução para a nossa área financeira”, comentou Isern.

 


Quer saber mais sobre como podemos ajudá-lo a não perder mais negócios através do TheEye? Fale com um de nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo ou através do WhatsApp.

{loadmoduleid 180}

Quer saber mais?

Preencha seus dados para que um de
nossos especialistas entre em contato.

Veja também

Todos os direitos reservados à Seek Web

Todos os direitos reservados à Seek Web