SD-WAN: Como alcançar o ROI em até 3 meses?

Ao analisarmos o passado, todo o data center era localizado em um único local. Composto por links dedicados ou MPLS, conectando usuários dentro das empresas à rede, garantir segurança era relativamente fácil pois um único firewall supria a necessidade. Quando analisamos o cenário atual com a transformação digital das empresas, a popularização de redes distribuídas e, mais recentemente, o trabalho remoto, tudo muda e resulta em um ambiente mais complexo. 

Vemos a SD-WAN se tornar protagonista. Por ser uma tecnologia totalmente adaptável, é possível garantir conectividade, performance, segurança e, principalmente, sem fugir do orçamento de TI. Falamos um pouco sobre isso no artigo SD-WAN: Principais motivadores de mudança para essa tecnologia de conexão. 

Dentro da experiência Pinpoint, o ROI (Retorno sobre investimento) da troca de tecnologia de conexão é de cerca de 2 a 3 meses, desde que o projeto seja feito levando em consideração algumas premissas que citaremos durante o texto.

Em grandes centros e capitais a oferta de links é sempre maior e por consequência de menor custo, quando comparamos com locais mais remotos e com menos ofertas isso tende a diminuir e por consequência aumentar o custo. Por isso, um estudo criterioso para entender a demanda de cada ambiente, regras de negócios e como conectar os diferentes pontos da melhor forma é crucial para futuramente não atrapalhar a disponibilidade da operação.

Durante o evento que realizamos em maio em parceria com a Fortinet sobre SD-WAN, Eduardo Parajo, Vice-Presidente da Abranet (Associação Brasileira de Internet) lembrou: “Apesar dos números serem grandes em relação à oferta de links de internet, poucas empresas tem o foco no corporativo. Isso quando não vemos empresas pequenas que tem uma grande deficiência de segurança”. Disponibilizamos o conteúdo gravado completo com mais de 1 hora de duração aqui.

Daí a importância de se estudar as demandas, fornecedores e criar um plano bem estruturado e sempre focado em não colocar em risco o negócio.

Ao falarmos de MPLS ou links dedicados, toda infraestrutura dos links até a sua rede é 100% de responsabilidade da operadora, o que dependendo da localidade pode demorar meses. Com as transformações que os negócios passaram nos últimos anos, o tempo é crucial e com a SD-WAN, por necessitar de um link de internet, basta realizar a configuração inicial em massa dos equipamentos > internet > aplicações e está pronto. Ou seja, toda a mudança se torna rápida e descomplicada.

Consideramos a resiliência o principal benefício da SD-WAN, isso porque qualquer tempo fora do ar é diretamente revertido em perda de negócios. A flexibilidade da tecnologia te permite incluir, excluir ou modificar qualquer configuração de troca de link, o que em uma rede tradicional isso jamais aconteceria por questões de contrato (e controle) das operadoras. 

Entender se o que foi pensado e planejado realmente funciona e está entregando os melhores resultados é essencial. Implementar um processo de monitoração detalhada e de alto nível que traz informações detalhadas sobre a performance com os indicadores que como tempo médio entre falhas (MTBF) e tempo médio de recuperação dos links (MTTR) e muitos outros que também já falamos no artigo KPIs de performance que todo negócio PRECISA utilizar

Com essas informações a gestão do dia a dia fica mais fácil e a tomada de decisão mais precisa.

“Com um link ponto a ponto a monitoração é basicamente olhar um único caminho. Se estiver com um tempo de resposta OK, perfeito. Agora em link de internet o cenário muda, esse link está funcionando bem na aplicação X, mas na Y não, mas em outro link está OK. Exatamente por isso fazer uso de mecanismos e outras tecnologias que te mostrem informações faz a diferença para garantir que a troca realmente seja positiva”. Comentou Artur Araujo, Diretor de Produtos da Pinpoint, durante o evento.

Por último, e não menos importante, nem todos os equipamentos de SD-WAN possuem features de segurança, com a utilização de links de internet é primordial ter uma camada que faça a gestão desse tráfego e proteja ao máximo sua rede contra ameaças.

A Fortinet é líder mundial no desenvolvimento de equipamentos e softwares com uma camada de segurança extra já inclusa, o que na hora de trocar a tecnologia é um diferencial que pode trazer ainda mais savings para seu orçamento, já que não será necessário contratar à parte algo que entregue segurança.

 


Quer saber mais sobre o Serviço de SD-WAN que criamos em parceria com a Fortinet? Acesse a página oficial em nosso site, fale com um especialista preenchendo o formulário abaixo ou por WhatsApp.

Quer saber mais?

Preencha seus dados para que um de
nossos especialistas entre em contato.

Veja também

Todos os direitos reservados à Seek Web

Todos os direitos reservados à Seek Web