SD-WAN: Principais motivadores de mudança para essa tecnologia de conexão

A última década foi marcada por uma série de acontecimentos que transformaram os negócios em todo o mundo: a digitalização dos negócios, a popularização de redes distribuídas e, mais recentemente, o trabalho remoto. TI passou a ser a principal área responsável por sustentar tais iniciativas e garantir a continuidade dos negócios. Mais do que nunca entregar um ambiente resiliente, seguro e alinhado às estratégias e metas de expansão das empresas passou a ocupar o número 1 na lista de preocupações de gestores. 

Com isso, SD-WAN passou a ser a melhor tecnologia de conexão, independente do segmento ou tamanho em que empresas atuam. Listamos a seguir os principais motivadores que fazem esse ser o caminho que melhor une a performance com a otimização dos orçamentos de TI.

 

Onde estão os dados? 

Segundo estudo realizado esse ano pelo IDC sobre onde os usuários da rede estão buscando os dados aponta que até ano passado cerca de 38% das empresas possuíam uma infraestrutura baseada em nuvem e links compartilhados. Com as transformações que apontamos acima acelerando cada vez mais a mudança, o instituto prevê que até 2026 esse percentual aumente em 11%.

Oferta de links x preço

Nos últimos anos houve uma queda substancial no valor por mega quando comparado com 10 anos atrás, que ultrapassa os 90% (desconsiderando a valorização/desvalorização do real), considerando uma média Brasil*, se analisarmos uma localidade mais central, em que as ofertas são maiores, esse percentual tende a aumentar ainda mais. 

Esse cenário nos permite utilizar muito mais banda para atender às estruturas atuais que vimos no tópico anterior.

*Feitas a partir da nossa experiência com a contratação para clientes Pinpoint. 


(Não)Garantia de Banda

Esse é um dos principais fatores que regem a precificação dos links, seja dedicado, MPLS ou Internet. Também conhecido como Subscrição, a capacidade de entrega garantida de banda que um provedor tem em seu backbone para uma quantidade máxima de clientes que contratarem o serviço. Exemplo: Um provedor com ofertas de 1gb, para atender 80 clientes com links dedicados precisa de 80gb de internet, enquanto em um de Internet estaríamos falando a média de 5gb.  Com essa dinâmica, quanto maior a “divisão” da banda entre clientes maior a subscrição que o provedor terá, tendo chances de congestionamento e lentidão maior. 

Fazendo uso da tecnologia certa, como SD-WAN, é possível contornar essa situação fazendo de forma automática a troca por um link que esteja performando melhor.

Número de provedores

Segundo estudo divulgado pela Associação Brasileira de Internet (ABRANET), já são mais de 12 mil provedores com licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) da Anatel para operar no Brasil.  Com mais ofertas e players o mercado fica mais competitivo, e nós consumidores desse serviço, temos mais opções de escolha.

A preocupação que mais ouvimos ao apresentar esses motivadores é em relação à segurança que a SD-WAN tem e é um pensamento válido, especialmente pelo número de ataques cibernéticos que estão sendo noticiados. E sim, podemos afirmar que é possível ter uma camada de segurança de ponta de maneira muito mais fácil do que se imagina, uma vez que o equipamento permite a configuração em massa para todo o ambiente. 

Mas é claro que o fabricante do equipamento conta muito e é por isso que escolhemos a Fortinet para ser nosso parceiro oficial. As soluções já incluem os melhores recursos de segurança NGFW, além de roteamento avançado e otimização de WAN. Vale ressaltar também que a Fortinet é reconhecida pelo Gartner como líder nos segmentos de SD-WAN e Enterprise Firewall. Isso mostra o comprometimento com os serviços e seus clientes, além da aprovação do mercado, o que deixa as empresas mais confiantes para adquiri-la.


Quer saber mais sobre o Serviço de SD-WAN que criamos em parceria com a Fortinet? Acesse a página oficial em nosso site ou fale com um especialista por WhatsApp.

Quer saber mais?

Preencha seus dados para que um de
nossos especialistas entre em contato.

Veja também

Todos os direitos reservados à Seek Web

Todos os direitos reservados à Seek Web