SD-WAN: Adoção Inteligente | #3 Capacidade

No terceiro vídeo sobre adoção inteligente de SD-WAN, nosso Founder e CEO Saulo Meneghini como a gestão de capacidade dos links e equipamentos de SD-WAN deve ser utilizada para garantir os melhores resultados para o negócio.

 

Com ofertas de Nuvem e SaaS cada vez mais complexas e dirigidas às demandas dos negócios, empresas estão revendo seu ambiente de TI e isso inclui a estrutura da rede. Garantir um acesso rápido, seguro e com alto nível de adaptabilidade é um dos maiores desafios na atualidade. Nesse contexto, a SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network) tem se popularizado em todo o mundo.

Essa tecnologia de conectividade de rede é a que mais traz resultados para os negócios, se tratando de custo, performance, conectividade e segurança. Mas como qualquer tecnologia, é preciso analisar, estudar e planejar essa mudança para que ela cumpra tudo aquilo que promete.

Com base em nosso conhecimento e experiência, criamos uma série de vídeos sobre adoção inteligente de SD-WAN, um roadmap completo para apoiar equipes de TI e Telecom nessa jornada de transição.

No terceiro vídeo da série, nosso Founder e CEO Saulo Meneghini como a gestão de capacidade dos links e equipamentos de SD-WAN deve ser utilizada para garantir os melhores resultados para o negócio. Só dar o play:

https://youtu.be/hGMnX3Ymhrs

 

– Mensuração

Deve ser feita de uma forma constante, consistente e avaliada a longo prazo. Normalmente os modelos estatísticos utilizados são de 95, 98 percentil, dessa forma é possível obter a real/ previsão de banda por cada link.

Além disso, é imprescindível que a tecnologia disponha de medições individuais ou serviço, classe de serviço ou grupo de usuários para que as equipes e gestores entendam como a rede está sendo consumida e criem uma engenharia de tráfego inteligente.

– Simetria dos Links

A tecnologia dispõe ativamente de capacidades de balanceamento e failover. Se a soma dos links, ou se a capacidade spare que compõem aquela unidade não for suficiente para absorver todos os serviços, gargalos vão existir. A medição constante da banda e a capacidade spare é fundamental para que num evento de falha, o serviço não seja afetado.

– Carga de processamento, memória e taxa de encaminhamento de pacotes

Tecnologias mais modernas e avançadas de SD-WAN normalmente utilizam ASICs ou filas de processamento separadamente para cada função. Além de se medir a carga geral do equipamento, é importante verificar se alguns desses processamentos específicos não estão sendo ofendidos a fim de evitar gargalos e comprometimento na capacidade da tecnologia SD-WAN.


{loadmoduleid 180}

Quer saber mais?

Preencha seus dados para que um de
nossos especialistas entre em contato.

Veja também

Todos os direitos reservados à Seek Web

Todos os direitos reservados à Seek Web