Buscando um melhor aproveitamento de recursos financeiros, aliado ao fato das aplicações cada vez mais serem baseadas em nuvem, gestores procuram soluções como a SD-WAN.
Solução que permite ao negócio gerir, de forma unificada, os recursos de telecomunicações para que os serviços de TI e negócio atendam a uma série de requisitos como: disponibilidade, visibilidade e alta performance.
Mas como qualquer tecnologia, envolve uma série de pontos que precisam ser levados em consideração antes de implementar.
Pensando nisso, nossos especialistas listaram os principais vantagens e desvantagens da solução, para te auxiliar na hora de tomar essa decisão.
Vantagens
1) Trocar os links de custo mensal mais elevado (como MPLS e links dedicados), por links Internet que normalmente tem um custo mensal bem menor.
2) Gerência unificada sobre todos os pontos da rede.
3) Firewalls com uma camada de gestão centralizada, além de mecanismos de validação e teste de links.
Desvantagens
1) Links MPLS e dedicados (LPs) são concebidos para entregar um nível de SLA mais elevado do que links de Internet.
2) Frequentemente são vistos problemas de intermitência ou acesso a algum site/rede específico (o que torna a monitoração deste tipo de link uma tarefa mais complexa).
3) Maior atuação do NOC junto a operadoras.
Se quiser saber mais sobre a implementação, seus desafios e se realmente vale a pena no Brasil, acesse ➞ SD-WAN: Escolha inteligente e implementação com resultados
{loadmoduleid 180}