Seu e-commerce está preparado para a temporada de compras de fim de ano 2020?

 A temporada de compras de fim de ano inicia na última sexta-feira de novembro, quando acontece a Black Friday, uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Em 2019, as vendas on-line foram de R$ 3,2 bilhões, alta de 23,6% nas vendas em relação ao ano anterior.  A projeção de especialistas é de aumento nas vendasjá que grande parte da população ainda está em isolamento social e evitando aglomerações por conta da pandemia.

 

E se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre a confiabilidade da data, pesquisa realizada pelo Reclame aqui em 2019 confirmou que o brasileiro já enxerga a data e suas ofertas de forma positiva, cerca de 57% confiam total ou parcialmente no evento.

Se preparar para a temporada não é só organizar o estoque ou definir quais produtos estarão dentro da ação, é preciso organizar e preparar toda a tecnologia envolvida por trás do e-commerce para garantir aos usuários a melhor experiência de compra de suas vidas e se tornem clientes. Pensando nisso, nossos especialistas em TI deram algumas dicas de como preparar seu e-commerce para a temporada de compras de fim de ano.

 1. Infraestrutura

Imaginem a seguinte situação: uma loja virtual que tem em períodos normais uma média de 700 visitas por dia. Durante a Black Friday, por exemplo, esse número pode chegar a 7 mil, ou seja, um tráfego 10 até 30 vezes maior. Esse aumento considerável pode fazer o servidor responder com lentidão ou mesmo sair do ar, o que impedirá aos usuários finalizarem suas compras, transformando a experiência em um inferno.

 

Sem um estudo apropriado da infraestrutura e servidores, ao invés de ampliar o faturamento, sua empresa terá jogado fora todo o investimento em propaganda, contratações e compras de produtos para esse evento específico.

Além de preparar sua estrutura para aguentar o pico de acessos e transações maior do que o normal é preciso acompanhar a sobrecarga de sistema de perto, por meio de tecnologia de monitoramento e acionar automaticamente os ambientes de mitigação. 

 

 2. Experiência do usuário

74% dos clientes afirmam que mudam de loja se acharem o processo de compra muito difícil. Muitas pessoas acham que experiência do usuário ou UX (User Experience) é somente a parte visual do site, mas é preciso considerar também as mensagens, a velocidade de carregamento das páginas ou de processamento de pagamentos e até mesmo se as integrações com outras aplicações estão funcionando corretamente. É necessário processar e testar tudo antes de um evento tão importante como a Black Friday.

 

3. Segurança

Um grande número de fraudes e tentativas de ataques à servidores de empresas acontece durante grandes eventos como a Black Friday, isso porque a atenção normalmente está voltada para as vendas. Determine quais tipos de ações trazem mais riscos baseando-se em dados dos últimos anos e crie regras que faça o reconhecimento automático de vulnerabilidades e quais medidas devem ser feitas, como por exemplo bloqueio e exclusão.

 

4. Monitoração

Uma monitoração eficaz é aquela que vai além de mostrar o que já aconteceu. Ela deve construir uma linha histórica de acontecimentos e análises que permitam aos gestores agir rápido na tomada de decisões.

É preciso monitorar cada processo e estrutura que fazem parte da construção do e-commerce para garantir que tudo está funcionando normalmente dentro do tempo esperado. Além disso, com base nos dados coletados durante a monitoração, é possível obter informações de negócio que poderão servir de base para a criação de um plano estratégico poderoso.

Um solução que integre múltiplas ferramentas e sistemas, inteligente e com informação visual, como a que o TheEye proporciona, pode se transformar no fator decisivo para o sucesso da sua Black Friday.


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