fbpx

Blog

Keep IT on

É preciso reinventar a gestão da performance e disponibilidade

No mês de maio aconteceu o IT DAY, um dos principais eventos do setor com foco em analisar as últimas tendências de tecnologia, discutir casos que aconteceram e se tornaram notícia, além das perspectivas para TI de diferentes setores em relação aos próximos anos. Na ocasião foram abordados assuntos importantes em relação à transformação digital, que ainda revoluciona empresas em todo mundo, além de temas que ainda geram dúvidas sobre como será a aplicação nas empresas, como é o caso do Metaverso.



Mas antes, é importante dar um passo atrás para analisar como o ambiente de TI deverá se adaptar para suportar tais iniciativas.  Hoje já vemos um crescimento exponencial no número de aplicações e serviços e a tendência é crescer ainda mais.

Com todas essas mudanças, a monitoração se torna essencial. Mas não estamos falando daquela básica e superficial, na verdade é aquela que poucos veem necessidade até que algo muito sério aconteça e resulte em perdas financeiras e de imagem que os negócios demoram tantos anos para construir.

Essa monitoração é o que chamamos de alto nível, pelo nome já pode-se imaginar que ela não é assim tão simples, que uma licença resolve. E é claro que o caminho não é fácil, principalmente quando falamos nas mudanças que prometem mudar o jeito que fazemos negócios. Diante disso, existem alguns pontos que impactam diretamente em alcançar a monitoração de alto nível:

Dados: Além das múltiplas fontes, cada fornecedor tende a entregar os dados e informações em diferentes formatos o que diretamente muda a forma que a TI deve monitorar.

Visão extremamente técnica: Diferentes áreas de negócio precisam entender o que está acontecendo com o ambiente. Mas atualmente o mercado entrega visões direcionadas à TI.

Falta de mão de obra especializada: Com a falta de especialistas, a monitoração acaba sendo absorvida pelo time de operação. Pela falta de conhecimento e tempo, a monitoração acaba ficando em segundo plano. 


Como então, gerir a disponibilidade e garantir a performance de todos esses sistemas de forma única e centralizada?
Após anos estudando o mercado e suas necessidades, fomos capazes de criar  uma metodologia única que, através de um processo de observabilidade, analisa fim a fim todo o ambiente onde é possível identificar a melhor forma de monitorar cada aplicação, definir os processos, correlação e, por fim, estabelecer a melhor maneira para se visualizar cada análise


“É possível saber que as vendas em determinado momento do dia estão fora do esperado independente da causa ser interna ou externa”. Exemplificou Artur Araujo, diretor de produtos na ocasião.

Em resumo, a necessidade de monitorar e entender o comportamento do ambiente para poder gerir da maneira correta é obrigatória e para isso, o uso de uma metodologia adequada é de fato um investimento necessário para a continuidade do negócio.


Quer saber como podemos ajudar seu negócio a ter muito mais visibilidade e controle para estar pronto para as mudanças que acontecerão? Fale com um de nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo ou através do WhatsApp.

Tem um desafio?

Entre em contato com a gente.
Por favor, preencha o campo requerido.
Por favor, preencha o campo requerido.
Endereço:
Rua Baceunas, 109 - São Paulo/SP
Telefone: +55 11 2359-0440
Email: contato@pinpoint.com.brd

Segue a gente para ficar sempre atualizado

Facebook Instagram Linkedin WhatsApp