Como o AD360 facilita a vida dos administradores de TI em períodos de recesso e férias?

Como o AD360 facilita a vida dos administradores de TI em períodos de recesso e férias?

Não há como negar que os períodos de férias e recessos são um dos maiores desafios para os administradores de TI, especialmente relacionados à gestão de identidade e acesso. Com equipes reduzidas, torna-se mais comum o aumento no volume de solicitações temporárias e a necessidade de garantir a continuidade operacional são fatores que aumentam os riscos de configuração, acesso não autorizado, e falhas de segurança.

A necessidade de lidar com relações comerciais temporárias, provisionamento e desprovisionamento rápidos e a garantia de conformidade com a política de segurança podem se deparar com uma equipe limitada. Para evitar impactos significativos no ambiente e garantir um nível mínimo de segurança e eficiência, a utilização de sistemas de gerenciamento essencial que automatizem processos claros e forneçam uma visão de usuário de todos os recursos é acessível.

O AD360 da ManageEngine é uma solução unificada que atende precisamente aos problemas dos administradores de TI com a gestão do ciclo de vida da identidade do acesso durante férias e recessos. A ferramenta combina sequenciamentos avançados e eficiência com monitoramento e proteção para manter o funcionamento e a segurança da TI, mesmo quando a equipe está reduzida. Uma das capacidades proeminentes do AD360 é a funcionalidade de automatização.

Durante estes períodos, quando os colaboradores temporários precisam de acesso ao ambiente, os administradores usando o AD360 podem configurar fluxos de tarefas para a criação, modificação e a exclusão de autorizações, com isso é possível otimizar o processo para garantir que os privilégios estão em conformidade com as políticas. Isso elimina possíveis falhas no processo que podem ocorrer por fatores de alta demanda e mão de obra reduzida.

O AD360 também oferece o recurso de auto atendimento robusto. Através do portal do usuário final, o colaborador poderá realizar o reset de senhas, debloqueio de conta sem a necessidade da abertura de um chamado por exemplo, o que diminui o volume de chamados para processos simples.

A segurança também é um ponto chave, com o objetivo de centralizar as ações na gestão do Active Directory, bem como monitorar as ações dos técnicos designados para administrar o mesmo. Com geração de relatório sobre acessos anormais, baseado no comportamento do usuário e também análise de tempo de inatividade que fornecerá ao administrador uma visão ampla de pontos de atenção.

Dentro do AD360 os principais logs de auditoria são gerados automaticamente e populados através de relatórios pré-definidos na ferramenta, permitindo que as equipes de TI verifiquem as exibições e as alterações nas permissões de acesso. Outra função é a capacidade de centralizar informações tanto do AD local, Exchange, e M365, sendo possível ter uma visão geral de ambientes híbridos.

De fato, nas ocasiões como férias e recesso de fim de ano, em que os percalços do IAM se tornam ainda mais evidentes, o AD360 da ManageEngine é um grande aliado para equipes de TI. Otimizando a automatização, a segurança e a eficiência, sua plataforma não só facilita a rotina, mas também proporciona a paz de espírito de que os sistemas corporativos estão seguros e ativos. Afinal, até mesmo nas férias, a tecnologia é essencial para manter a empresa segura e operando.

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