Blog

Keep IT on

Principais desafios na implementação de VPN

A repentina mudança no modo de trabalho das empresas levou os funcionários a trabalhar remotamente. Mas, como garantir a conectividade no ambiente corporativo por meio de VPNs?

 

O Home Enterprise hoje é uma necessidade latente e a qualidade desta solução está impactando diretamente na produtividade da força de trabalho das organizações. 

 

QUAIS SÃO OS DESAFIOS DE MONITORAR E ESCOLHER A MELHOR SOLUÇÃO DE VPN? 

 

A falta de monitoração das soluções de VPN pode trazer grandes problemas:

  • Vazamento de informações
  • Baixa produtividade dos colaboradores
  • Problema de acesso a ambientes críticos
  • Impacto negativo no nome das empresas 

 

Listamos pontos chaves na escolha da plataforma de VPN, levando em conta software, hardware e processos. 

 

Criptografia de ponta

Todo o tráfego e dado precisa ser criptografado para impedir que terceiros tenham acesso à ele através da Internet.

 

Autenticação

Garantir que apenas pessoas autorizadas possam se conectar a VPN. Neste quesito, a recomendação é utilizar uma solução de autenticação de dois fatores, ou seja, além da senha, utilizar um segundo método (como por exemplo a utilização de tokens). 

 

Validação de equipamentos nas pontas

Quanto ligamos a rede da empresa até o dispositivo pessoal, precisamos garantir que esse dispositivo apresente requisitos mínimos de conformidade com o ambiente da empresa, por exemplo, antivírus atualizado, atualizações críticas aplicadas, etc. 

 

Alta disponibilidade

A alta criticidade das comunicações gera a necessidade de soluções de VPN com alta disponibilidade. As funções do concentrador precisam estar preservadas e uma análise do tipo de redundância é fundamental e diferente para cada ambiente. 

 

Conectividade

A qualidade, estabilidade e performance da VPN está diretamente ligada as operadoras que entregam Internet para as pontas (concentrador e usuários finais). Principalmente no Brasil, que possui uma diversidade de regiões enorme, uma análise da melhor combinação de provedores é fundamental para garantir uma experiência de uso que o negócio requer. 

 

Capacidade

A escolha de software e hardware para as soluções de VPN devem impactar diretamente na capacidade de uso do ambiente. O mapeamento correto dos modelos de equipamentos é fundamental para não gerar problemas de performance ou investimento acima do necessário. 

 

Monitoração

Para garantir o pleno funcionamento da solução, identificar e prever gargalos e minimizar riscos de vazamento de informações. Os provedores de Internet também precisam ser monitorados para garantir sua conectividade entre as pontas.

Além da monitoração do ambiente tecnológico, também é possível monitorar a produtividade de cada indivíduo, não só através do tempo de conexão, mas também pela atividade final de cada um. 

 

Operação

Uma operação precisa atender de forma rápida e precisa as demandas de novas requisições, bem como resolver incidentes com a plataforma no menor tempo possível. A operação precisa estar finamente alinhada com o processo de monitoração. 

 

 

Para nós da Pinpoint, a escolha adequada da solução de VPN leva em consideração todos esses pontos e precisam ser levados em consideração durante o processo de engenharia, desenho e operação do ambiente.

Mais do que garantir a conectividade remota, as organizações precisam garantir a continuidade do negócio, levando-se em conta a força de trabalho remota e impactos de vazamentos de dados que poderão ocasionar dano à imagem da marca.  

 

Gostou do conteúdo? Aqui você pode fazer o download do arquivo completo escrito pelos nossos especialistas.

Receba primeiro
nossos conteúdos exclusivos

Tem um desafio?

Entre em contato com a gente.
Por favor, preencha o campo requerido.
Por favor, preencha o campo requerido.
Endereço:
Rua Baceunas, 109 - São Paulo/SP
Telefone: +55 11 2359-0440
Email: contato@pinpoint.com.brd
 Facebook   Linkedin  Twitter    WhatsApp
© 2020 Pinpoint - Keep IT on. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por